SINOPSE
Em Brincante, Muzzarela apresenta alguns dos melhores números executados ao longo dos seus anos de carreira solo no Brasil e pelo mundo. As artes da acrobacia, magia, malabares são algumas das técnicas utilizadas pelo palhaço com muita ousadia. Muzzarela trabalha números de sua autoria e os clássicos fazendo leituras e releituras que imprimem linguagem própria.
SOBRE O ESPETÁCULO
O Palhaço Muzzarela chega para assistir um espetáculo. Senta na plateia, interage, e ao olhar para o palco se dá conta de que ele é o artista, e que aquelas pessoas estão ali para assisti-lo. Tímido com a situação chama um ajudante da plateia para encenar junto com ele. Após a realização de seu primeiro número, percebe que o espectador é uma presença importante para o enredo e que essa é a fórmula para o sucesso. Daí em diante, Muzzarela sempre convida alguém para participar. O espetáculo ganha cores e forma, e vai se construindo com a participação tanto do artista quanto do público.
ACESSIBILIDADE
Os espetáculos contarão com intérprete de libras e áudio descrição.
OFICINA “A VERDADE DO PALHAÇO”
“Ao contrário do que muita gente pensa; ser palhaço é coisa séria!”. Escolher colocar um nariz vermelho e se exibir significa tirar todas as “armaduras”, as “máscaras”, as representações cotidianas e deixar com que todos vejam o seu “lado frágil”, aquilo que você chama de defeitos físicos e psicológicos – o seu ridículo.
A Escola de Palhaçaria AristoClowntas trabalha com uma metodologia chamada “A Verdade do Palhaço: Palhaçaria com Técnicas Teatrais” criada pelos próprios professores, trazendo a construção do palhaço através do autoconhecimento. Não é apenas para quem quer ser palhaço. Também não é voltada para somente quem trabalha com artes em geral, e sim para você se conhecer mais e se descobrir.
A Escola propõe intensos encontros com exercícios de autoconhecimento, jogos teatrais e técnicas de palhaçaria que impulsionarão as atividades, onde o importante é entrar feliz e sair renovado de um encontro onde a troca de experiências com muita generosidade e verdade será o ponto principal.
Pensamos no teatro e na palhaçaria como uma das maiores manifestações artísticas do ser humano mais completas, a fusão dessas duas artes trabalham na íntegra com a sensibilidade, a exposição e estímulos para mente e corpo. É de demasiada importância que o indivíduo aprenda a administrar seus sentimentos e emoções e usá-los não só em cena como em sua própria vida.
A aula é uma atividade em grupo que requer a percepção do outro. O aluno aprenderá a usar sua capacidade interpessoal para lidar com a plateia estabelecendo uma identificação e despertando um carisma necessário para transmitir sua arte e criar uma comunicação, e finalmente a intrapessoal, que exige que este tenha um grande conhecimento sobre si mesmo, desenvolvido uma vez que seu instrumento de trabalho é ele próprio. No momento em que o aluno entra em contato com seu mundo interior, pode administrar também seus próprios sentimentos, identificando-os e iniciando um processo de enriquecimento pessoal. Embora a oficina seja de palhaçaria, se tornar palhaço é apenas uma consequência da metodologia aplicada. Priorizamos o autoconhecimento através da valorização, auto aceitação e desenvolvimento pessoal do indivíduo.
Para conhecer mais o trabalho da Escola de Palhaçaria AristoClowntas acesse o site: www.aristoclowntas.com e o site do Palhaço Muzzarela é www.palhacomuzzarela.com.br
SERVIÇO
Espetáculo Brincante
Dia 18/11, às 8:30 e 14h – Escola Municipal John Kennedy – Volta Redonda
Obs.: Sujeito a lotação. Informações através do whatsapp: (24) 99293-0138 Oficina
“A Verdade do Palhaço”
Dia 18/11, 18h30 – Curso de Teatro Cia. Callegari – Ilha Clube, Barra Mansa
Gratuito. Vagas Limitadas. Para pessoas acima de 18 anos, com alguma experiência em artes cênicas. Inscrições através do whatsapp: (24) 99293-0138
FICHA TÉCNICA
Palhaço Muzzarela: Rafael Senna
Direção: Lígia Caboclo
Iluminação: Cia. AristoClownTas
Figurino: Rafael Senna, Wanderson Damaceno e Maria Del Carmen Serrano
Sapato: Nieto Spain
Cenário: Rafael Senna e Rogê Biuzzo
Técnicas Circenses: Escola Nacional de Circo – RJ
Maquiagem: Rafael Senna, Wanderson Damaceno
Designer Gráfico: Victor Fernan
Produção Artística: Lígia Caboclo
Produção Local: Cris Ribeiro e Xan Braz (Laboratório Produções Artísticas)
Realização: Cia. AristoClowntas
Patrocínio: ICRH – Instituto Carlos Roberto Hansen
*Este é um Projeto aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura: PRONAC 210942