Serrinha do Alambari celebra a cultura da cerveja belga neste sábado com música, petiscos especiais e muita tradição

No próximo sábado, dia 30, a partir das 14h, a Elbers Bier, localizada na Serrinha do Alambari, em Resende-RJ, abre suas portas para uma verdadeira celebração da cultura cervejeira belga, reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)  como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A programação promete unir tradição, boa música e gastronomia, com petiscos preparados pelo chef Eduardo Sarmento e a apresentação especial do grupo Nós nas Cordas, trazendo o chorinho, também considerado Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN (Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Mais do que um encontro cultural, a festa é um tributo à história de superação e paixão que deu origem à nova fase da Elbers Bier. À frente da cervejaria está Fernando Freitas Gonçalves, que em 2019 transformou o hobby de produzir cerveja em casa em uma ocupação após a aposentadoria. A fábrica foi fundada em 2016 pela família Elbers. Já na época, Fernando conhecia bem a unidade, pois atuava como cervejeiro “cigano”.

A oportunidade de assumir o negócio veio acompanhada de um enorme desafio: apenas seis meses depois, a pandemia da Covid-19 paralisou o mundo e na Serrinha do Alambari não foi diferente, colocando em risco a sobrevivência da marca. “Foi o período mais difícil da nossa história, mas resistimos. Hoje, temos uma cervejaria consolidada e reconhecida pela qualidade e originalidade das nossas receitas”, relembra Fernando.

A Elbers Bier se destaca pela produção 100% puro malte, com maltes importados da Europa e leveduras frescas, que resultam em uma linha diversificada de 12 rótulos fixos. Entre eles, brilham a Witbier, as clássicas belgas Blonde, Dubbel e Tripel, além da Red Ale com coentro. A criatividade também dá o tom em criações únicas, como a Cerveja de Visconde, feita com pinhão, e as exclusivas Porcinis Bier e Premium, desenvolvidas em parceria com o restaurante Cogumelo Bistrô, no lado mineiro da serra.

Apesar de também apostar em estilos alemães e ingleses — como a German Pilsner, a Bohemian Lager, a Porter e a Session IPA — é a tradição belga que molda a identidade da casa. Cada rótulo da Elbers carrega símbolos de Visconde de Mauá: a Vila, o Pico das Agulhas Negras e a exuberância da Mata Atlântica, representada na AlambarIPA. “Mais do que cerveja, entregamos identidade cultural, uma mistura de tradição europeia com brasilidade”, destaca o empreendedor.

Outro diferencial da Elbers Bier está no compromisso com a sustentabilidade. Localizada dentro da Área de Proteção Ambiental da Serrinha do Alambari, a cervejaria mantém o rigor com sua licença ambiental, renovada sempre dentro dos prazos legais, e utiliza apenas materiais e produtos biodegradáveis em sua produção. “Nosso propósito é preservar o meio ambiente e cuidar da região que nos acolhe”, afirma Fernando.

Em 2023, a cervejaria deu mais um passo em sua trajetória de engajamento ambiental ao firmar parceria com o BioParque do Rio de Janeiro, lançando um rótulo em homenagem ao lendário Macaco Tião. “Essa iniciativa foi um marco para nós, pois consolidou nossa reputação de marca comprometida com a preservação e com causas que unem cultura, história e sustentabilidade”, completa Fernando.

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.