O último fim de semana de fevereiro terá o agito cultural já conhecido pelos festivais de teatro produzidos pelo Grupo Cênico Estudarte. Nos dias 24 e 25, a partir das 19 horas, o Teatro Gacemss 2 será palco da última fase da décima primeira edição do evento, que contará com um total de oito espetáculos de curta e média duração, envolvendo vinte e três atores em cena. A entrada será gratuita, mas a plateia precisa mostrar o tíquete de acesso, que estará disponível para saque a partir desta quinta-feira (15 de fevereiro) no Premium Café (espaço anexo ao Teatro Gacemss 1). Vale ressaltar que cada pessoa pode sacar até dois ingressos para cada data.
Com quatro espetáculos por dia, o evento terá, pela primeira vez, assinatura de três integrantes na direção dos elencos, com apresentações de comédias e dramas, trazendo dois textos inéditos em meio a outros seis já conhecidos da plateia.
Em meio ao sucesso da sexta temporada do Pequenas Leituras, o Estudarte começou a preparar seu festival atual, que teve a primeira fase com quatro peças em ensaio aberto no Centro Cultural Fundação CSN, em dezembro e, agora, traz o festival completo, ensaiado e construído para a plateia no Teatro Gacemss 2.
-O Gacemss 2 tem uma história que se mistura com a da própria cidade em termos de fundação. Foi o primeiro a ser construído, possui 115 lugares, é mais intimista, trazendo aquele aconchego próprio do teatro de bolso. Com a construção do Teatro 1, que é maior, as gerações que vieram depois passaram a pensar no mais novo quando falamos o nome Gacemss. Então já alertamos, nosso festival é no Teatro Gacemss 2, que fica dentro do Beco da Cultura Paschoal Possidente – destaca Rodrigo Hallvys, diretor geral do evento e que assina direção dos elencos junto com Maycon Lendel e Raquel Amorim.
A noite de sábado terá sua abertura com Maracujás na Gaveta, texto de Albinno Oliveira Grecco, que aborda o etarismo na vida da mulher em uma linguagem próxima ao teatro do absurdo. Em seguida o inédito drama Amém! entrará em cena abordando a dificuldade de um casal para voltar a ter sintonia. O terceiro a fazer presença no palco será O Nubente, outro texto de Grecco, sobre as inseguranças de um noivo prestes a se casar. Finalizando, a comédia que sempre funciona Árvore Genealógica, que marca a estreia da atriz Raquel Amorim como diretora de espetáculos.
Para a segunda noite foram escalados outros quatro textos. Iniciando por Barulho, drama que alcançou o apelido de “pérola dramatúrgica” no Rio de Janeiro, marcando presença em festivais de teatro na capital carioca e trazendo a direção de Maycon Lendel, que já atuou no elenco da mesma. Em seguida a emoção também marcará presença em Sentimentos Partidos, que aborda rompimentos marcantes nas vidas humanas. Aliviando as tensões, a terceira a entrar em cena é a inédita comédia Alô?, com a personagem surtando por não aguentar mais atender telefonemas de telemarketing. E por último, mais uma comédia com fórmula que deu certo e conquistou o público, Degrau a Degrau, que mostra situações desafiadores e para lá de engraçadas em uma sessão de psicoterapia.
Os festivais de teatro do Estudarte, além de marcarem presença na agenda cultural do Sul Fluminense, funcionam como encerramento do ano letivo da Oficina de Atores Estudarte, atualmente instalada no Centro Cultural Gacemss. A edição de 2024 marca os vinte e um anos de fundação do grupo, que teve seu início nas dependências do antigo Colégio Volta Redonda (hoje Angloamericano), no Aterrado, quando seus atores eram adolescentes. “Hoje temos outra concepção artística, técnica e de proposta de construção. Não são os mesmos integrantes e nosso elenco possui integrantes de 18 a 70 anos de idade. O que continuou sendo o mesmo é o nome do grupo e o objetivo de propor reflexão sobre quaisquer temas que resolvemos abordar. Mas o formato deixou de ser o mesmo há anos”, explica Hallvys, em meio a um largo sorriso.
Quem é quem no XI FESTIVAL DE TEATRO DO ESTUDARTE
Direção de elenco: Maycon Lendel, Raquel Amorim e Rodrigo Hallvys. Dramaturgia: Albinno Oliveira Grecco e Rodrigo Hallvys. Fotografias: Maycon Lendel e website Gacemss/Divulgação. Assessoria de imprensa: Cenário Mídia. Rede social: @grupoestudarte . Realização: RH Soluções Artísticas e Gacemss.
24 de fevereiro (sábado) – MARACUJÁS NA GAVETA (com América Possidente, Grace Lugon e Manoelita Silveira). AMÉM! (com Carla Petriz, Douglas Modesto, Livian Helena, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Rebeca Flame. O NUBENTE (com Gabriel Rocha. ÁRVORE GENEALÓGICA (com Anderson Magnus e Sarah Vic).
25 de fevereiro (domingo) – BARULHO (com Gustavo Rabello, Lyan Martins e Nilton Renna). SENTIMENTOS PARTIDOS (com Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Juliana Mont, Pedro Antônio e Thaís Faria). ALÔ? (com Kaira Dankas). DEGRAU A DEGRAU (com Bianca Amelio e Júlia Werly).