A banda mais charmosa do Sul Fluminense mostra porque já ganhou lugar de destaque no estado ao invadir o Carnaval do Parque Estadual da Pedra Selada, em Visconde de Mauá, no dia 18 de fevereiro (sábado), com entrada gratuita. O patrocínio é da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Especial de Integração Metropolitana, através do projeto Integra Rio.
Esse espetáculo será uma aula da história do rock brasileiro dada de forma performática e musical. A banda traça uma linha do tempo executando canções relevantes dentro do estilo rock que exaltam as questões da terra, da nossa gente e da cultura brasileira de modo geral, sempre fazendo uma ponte entre artistas reconhecidos e canções autorais da própria banda, a quem esses artistas influenciaram com suas obras. O show conta com pontuações sócio-histórico-culturais do jornalista e crítico musical Leandro Souto Maior – o guitarrista da banda, que será o apresentador do enredo a ser contado.
Os Trutas é uma banda de rock rural brasileira, formada em Visconde de Mauá (RJ/MG) por Pedro Gracindo (voz e guitarra), Leandro Souto Maior (guitarra), Fabiano Soares (baixo e vocais) e Keila Gomes (bateria). Por onde passam Os Trutas surpreendem, confundem, deleitam, provocam, sempre com verve e originalidade. Em tempos de caldeirada sonora proporcionada pela era da informação, eles sugerem “pensar sobre existir”, como diz a letra de “Gosto daqui”, música que dá título e abre o primeiro disco do grupo.
O som não é especificamente acústico ou folk, é até bastante marcado pelas guitarras, mas com farto uso do slide, aquele cilindro de metal que tira um som das cordas deslizando sobre elas, o que cria um ambiente de placidez bucólica, de paz de espírito. E o som que você escuta em “Gosto daqui”, só para manter o clima bucólico, foi registrado em um estúdio montado em um sítio isolado na Serra do Palmital, no interior de Minas Gerais, onde passaram um tempo focados só no disco. Os Trutas querem abrir trincheiras de alegria no cenário da música brasileira, querem fazer o Brasil cantar suas canções exaltando as coisas simples da vida.
A percepção de que há uma lacuna na representatividade atual do estilo rock rural, em especial de artistas que trabalham músicas autorais, foi a grande motivação para a criação desse show. Através da experiência pessoal de cada componente da banda, foi elaborado um show didático, performático e jornalístico contando a história do rock brasileiro de forma divertida, tendo Os Trutas como ponte entre passado e futuro, além de passear pelas obras de Os Mutantes, Belchior, Raul Seixas e outros artistas consagrados.
Um projeto totalmente inédito e exclusivo, com altíssimo impacto social, territorial e midiático para a região em que se realizará, além de potencial exponencial de engajamento e integração entre iniciativas, pessoas, territórios e formação de público.
SERVIÇO:
OS TRUTAS cantam e contam a história do Rock Brasileiro
18 de fevereiro, sábado, às 17h
Parque Estadual da Pedra Selada
Rua Presidente Wenceslau Bras, s/n
GRATUITO
Capacidade: 120 lugares