A mostra Além das cores é uma mostra não competitiva de curtas-metragens LGBTQIAP+ e foi à primeira mostra de filmes com essa temática da nossa região. O evento acontece gratuitamente no dia 28 de setembro, às 19h30m, no cine-teatro Gacemss 2, em Volta Redonda. Esse ano, a segunda edição pretende abordar histórias de pessoas LGBT com mais de cinquenta anos, mas sem abrir mão da juventude.
O objetivo da Mostra é possibilitar o acesso à cultura como forma de inclusão, integração social e democratização da cultura, além de dar reconhecimento e visibilidade artística a atores, produtores, técnicos, proporcionando distribuição e difusão de narrativas LGBTQIA+.
Artistas LGBTQIAP+ da região irão expor seus trabalhos, nas áreas de ilustrações, colagens, confeitaria, literatura, artesanato, entre outros, com a colaboração do Grupo Akai e do Conexão literária.
Todos os filmes foram selecionados com base em sua narrativa e/ou produtores que se encaixam nas nomenclaturas LGBTQIA+. Alguns dos títulos possuem prêmios e seleções para festivais nacionais e internacionais. Após as exibições dos filmes haverá um bate-papo com profissionais do audiovisual, o que aproximará o público da sétima arte.
Filmes selecionados
– Dandara – Rio de Janeiro (Documentário)
Direção: Letícia Leão
– A Caixa. O ensaio do eu sem você – Rio de Janeiro (Ficção)
Direção: João Mario Nunes
– Bloco dos corações valentes – Santa Catarina (Ficção)
Direção: Loli Menezes
– Conexões – Rio de Janeiro (Ficção)
Direção: Rafael Jardim
– A Lama da Mãe Morta – Rio de Janeiro (Ficção)
Direção: Camilo Pellegrini
Convidados para o bate-papo
Igor Andrade – Professor e diretor de teatro e estudante de audiovisual
Jansen Rodrigues – Influencer e criador de conteúdo digital
Jeniffer Marcato – Repórter e jornalista na TV
Taí Braz – Comunicador, apresentador e produtor do programa Taí para todos
Apresentações artísticas
Bravo – Cantor e produtor musical
Tara Wells – Drag Queen e maquiadora
Sobre o produtor
Gabriel Sam: Ator, produtor cultural, roteirista e diretor iniciante. Coordenador de audiovisual do grupo Akai desde 2023. Iniciou teatro na escola em 2002. Atuou e produziu espetáculos teatrais, leituras dramatizadas, personagem vivo, quadros de humor na internet, campanhas publicitárias, festivais teatrais e alguns curtas e médias-metragens na região Sul Fluminense. Dirigiu e produziu o curta-metragem “Timeline – O que ninguém vê” (2021); produziu e roteirizou o curta-metragem “A qualquer momento” (2022 – premiado no Akai Awards como melhor filme e menção honrosa no student world impact film festival de Los Angeles.
Selecionado em alguns outros festivais internacionais e no Festival Taguá de cinema 2023); dirigiu a produção dos curtas “Eu Lírico” (2024 – em produção), “Elíptica” (2024 – em produção), “Corda bamba” (2024), “Ao meio dia” (2023), “Azul Celeste” (2022), “O sublime não se repete” (2022 – selecionado para o Vancouver Independent – International Film Festival 2023 e vencedor do prêmio “Best Student Short” no Festival Cinephiles Choice), “6 na berlinda” (2022), diretor de arte e produção no curta “A Claudinha está lá fora” (2022 – exibido na Mostra de Curtas da CAL – Casa de Artes das Laranjeiras); assistente de produção nos curtas-metragens “Em nome dele” (2021), “A palavra final” (2022), “Desejo e Punição” (2022 – Selecionado para o Lift-Off Sessions Global 2023, Lift-Off FILMMAKER SESSIONS MARCH 2023, Athens International Monthly Art Film Festival. Menção honrosa no Athens International Monthly Art Film Festival. Vencedor do Cult Movies Festival como melhor curta-metragem estreante 2023 e vencedor de melhor trailer no Rio web festival 2023).
Dirigiu a produção do clipe musical “La Plata – Deko MC” (2024 – em produção); fez assistência de produção do clipe musical “RL Cpx- Real C” (2024); É assistente de produção musical do álbum musical “Acordes de Bravura” (2024 – em produção). Produziu as mostras de curtas-metragens “Poderes em cena” (2023 – Além das cores, Vozes da mudança, Retratos da Liberdade; Mostra Caravanas Anime Fest Fan; II Mostra de curtas-metragens AFF) Produziu e dirigiu os videocasts “Conversa comigo” (2020/2021), “Fala bicha” (2022), as web séries “Enquanto ainda da pra colorir” (2019/2020) e “Oráculo” (2020/2021). Fez assistência de produção em cines-debate LGBTQIAP+ na cidade de Resende (2013 e 2015), e fez assistência de produção no Barra Mansa Festival de Filmes (2021/2022).