Sete espetáculos de curta e média duração. Dezessete atores em cena. Uma noite recheada de comédia e drama. Muita reflexão. Assim se constitui o XII Festival de Teatro do Estudarte, confirmado para acontecer no dia 22 de fevereiro (sábado), a partir das 19 horas, no Teatro Gacemss 2. A entrada é gratuita e o público precisa retirar o ingresso na plataforma Sympla para poder assistir. Pela primeira vez o evento terá classificação etária, de doze anos.
Trazendo drama com intensidade e abordagens reais, o festival terá seu equilíbrio também com alívio cômico e produção total da RH Soluções Artísticas, empresa detentora da marca registrada que leva o nome da trupe.
O primeiro texto a entrar em cena é Entre o amor e o medo, que estreou em 2019, participando de festival e de alguns episódios da primeira temporada do evento ReVolta com poesia. A peça traz a realidade da violência urbana e da violência doméstica, mostrando o sofrimento das personagens até chegarem ao seu limite.
Em seguida, Pelas luzes das lamparinas marca sua presença no palco. A peça, que emocionou o público em setembro, retorna à cena, agora com novo elenco. Pai e filho em situação de rua, tendo alucinação como resultado da fome.
Indicada como destaque em festivais de 2008 e 2009, Ecos comportamentais volta a dar o ar da intensidade, mostrando o ápice do conflito entre um casal que não sabe mais como conviver.
A quarta peça a entrar em cena abre a parte cômica do festival. Papo de Muié, que foi criada no Rio de Janeiro em 2013 e trazida ao sul fluminense há alguns anos, volta para levar o público às gargalhadas com as trapalhadas de duas moças interioranas que estão desesperadas para conquistarem um namorado.
Na sequência, Corpos e sombras. Também criada na capital carioca, traz sua leveza cômica enquanto um casal tenta reencontrar sua harmonia dentre as discordâncias cotidianas. Criada em 2014, veio para a região em dezembro de 2024, na primeira fase do atual festival do Estudarte.
A gargalhada toma conta com a já famosa adaptação de Rodrigo Hallvys para o texto de Luiz Fernando Veríssimo, Árvore Genealógica. Quando um filho chega com informações para compartilhar com a mãe, que não está totalmente preparada para lidar com as novidades familiares.
Para encerrar a noite, a comédia do absurdo Hum, sei! Também sucesso no Rio de Janeiro em 2014, participou de alguns festivais na capital carioca e teve sua estreia na região em dezembro de 2024, na primeira fase do festival. Nela, três amigas discutindo situações enquanto símbolos e significados mudam entre si, deixando o clima de absurdo disposto às risadas.
SERVIÇO
Direção geral: Rodrigo Hallvys
Assistentes de direção: Demétrio Santos e Nilton Renna
Produção executiva: Demétrio Santos e Rodrigo Hallvys
Realização: RH Soluções Artísticas
ENTRE O AMOR E O MEDO – Diego Alvez, Leon Martins, Nilton Renna, Sarah Ferreira e Vinny Jensen;
PELAS LUZES DAS LAMPARINAS – Demétrio Santos e Eduardo Idalino;
ECOS COMPORTAMENTAIS – Juliana Mont e Lyan Martins;
PAPO DE MUIÉ – Bianca Amelio e Sarah Barros;
CORPOS E SOMBRAS – Marcelle Costa e Rafael Lamon;
ÁRVORE GENEALÓGICA – Marlon Pacheco e Thais Faria;
HUM, SEI! – Joice Sayumi, Juliana Mont e Lidia Judice.
Rede social: @grupoestudarte
Ingressos: Sympla