Albinno Oliveira Grecco publica segundo livro da trilogia ‘Versos Ferinos’ mostrando nova dinâmica na escrita
Ele é conhecido como ator, dramaturgo e professor de Língua Portuguesa. Sua marca ‘Versos Ferinos’ já tem três anos, se tornou perfil de sucesso em redes sociais pela sua proposta reflexiva sobre temas cotidianos, virou camiseta estampada e espetáculo teatral. Em 2020, veio o primeiro livro, com cinquenta poemas que tiram o fôlego e convidam o leitor a pensar e repensar sobre a vida.
Agora Albinno Oliveira Grecco lança ‘Versos Ferinos 2’, como convidado para abrir a quarta temporada do Noites de Autógrafos, no Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1), na Vila Santa Cecília, Volta Redonda. O evento acontecerá no dia 11 de fevereiro, às 19 horas, com entrada franca e o público paga apenas o que consumir no local. Seguindo o modelo trazido de cinquenta textos por livro, ‘Versos Ferinos 2’ lança mão de uma nova forma de leitura que, mesmo simples, causa um diferencial para quem costuma ler livros de poesia. -A diferença entre o primeiro livro e o atual está no dinamismo. As pessoas terão que girar o livro para ler. De alguma forma isso causa uma interatividade entre o leitor e os textos. O segundo livro está ousado e ainda mais instigante – adianta Albinno, completando que há um tempero diferente atualmente.
“O primeiro livro foi ácido, o segundo vem com uma forma agridoce”, diverte-se. Membro titular do conselho municipal de cultura de Barra Mansa na cadeira de literatura, Albinno Oliveira Grecco sempre se dispôs, através dos trabalhos, a abordar temas para que as pessoas reflitam sobre a vida cotidiana e como os assuntos devem e precisam ser repensados. -Quando olho para o meu próprio passado, vejo um amadurecimento e a sagacidade nos textos. Vamos aprimorando quando nos reanalisamos e propomos a melhorar.
Após o primeiro livro, comecei a escrever novas poesias, experimentar e abusar de outras linhas poéticas. E isso também reflete, tanto para o escritor quanto para o leitor, em um olhar mais apurado do ser humano e da sociedade – destaca. A obra, recheada de jogos de palavras e expressões dentro da forma poética, traz uma reviravolta até mesmo para quem acompanha o trabalho do escritor ao caminhar por textos que lembram expressões televisivas, radialistas, literárias, populares e até mesmo romper com o senso comum ao desconstruir o ritmo de leitura ao qual as pessoas estão acostumadas ao pegarem um livro de poesias, que no caso de ‘Versos Ferinos’, está longe de ser melancólico ou romântico, marca constante nos trabalhos elaborados pelo autor. – Em 2020, escrevi alguns microcontos com temas (e subtemas) específicos e o resultado foi prazeroso.
Paralelamente a isso, escrevi dois espetáculos teatrais virtuais, fomentados pela lei Aldir Blanc. É estimulante transitar entre os gêneros. O escritor deve e precisa desbravar outras linguagens – explica, garantindo que seus gêneros de escrita acabam sendo similares em algum quesito. “Não vejo muita diferença. A semelhança se dá na acidez que utilizo entre os gêneros”. Com uma capa em um tom de cinza que traz tranquilidade, a obra mantem o formato da anterior, seguindo a ideia de coleção e, assim como a primeira, é publicada pela RH Soluções Artísticas, empresa responsável pelo projeto Noites de autógrafos e também pela produção do espetáculo ‘Versos Ferinos’.
Mais informações pela rede social @versosferinos
SERVIÇO
Noites de autógrafos – 4ª temporada – primeira edição.
Obra: Versos Ferinos 2.
Autor: Albinno Oliveira Grecco.
Editora: RH Soluções Artísticas.
Ano: 2022.
Páginas: 80.
Gênero: Poesia. Classificação: 14 anos.
Fonte: RH Soluções Artísticas
Foto: Divulgação / Thiago Giaccomeli