Cantos de preceito e rituais, traduções de cantigas Angola-Kongo e tradições populares formam o livro Infenso, de André Capilé, que será lançado em Barra Mansa

O poeta André Capilé lança neste sábado (29), às 13h, na unidade do Sesc Barra Mansa, seu novo livro de poesias, Infenso. A obra marca duas décadas de sua trajetória no campo literário e reafirma sua escrita como um lugar de encontro entre política, ancestralidade e experimentação formal. Quem adquiriu o livro na pré-venda poderá levar seu exemplar para ser autografado. No local, os livros também estarão à venda por 55 reais cada.

Em Infenso, Capilé articula tensões sociais e raciais, memória coletiva, mitos e cantos de matriz africana, construindo um livro que desloca a perspectiva do “eu” e convoca uma visão comunitária do mundo. A obra reúne poemas que dialogam com tradições bantas, nagôs, provençais e populares, mesclando rigor formal, musicalidade e um constante exercício de fricção entre diferentes universos culturais.

A coletânea se abre com uma sextina, forma clássica da poesia ocidental, apresentada como estrutura-mapa da travessia do livro, guiada pela figura de um barqueiro fantasma. A partir daí, Infenso percorre cenários e vozes diversas: dramas rurais e deslocamentos em “teu nome a terra-alarme”; violência urbana e corpos atravessados pelo extermínio em “meninos do ninho”; e, ao final, um longo poema que mistura ensaio, canto, tradução e reza para refletir sobre a formação da música negra popular brasileira.

Para o autor, Infenso é seu trabalho mais radical: um livro que tensiona linguagens, enfrenta violências simbólicas e busca reposicionar o poema dentro da vida política e coletiva. “A matéria da minha escrita nasce tanto das tradições das matrizes africanas quanto da vida comunitária fora do terreiro. Tudo isso forma um único universo que me move e me informa”, afirma Capilé.

Com esta publicação, a 11ª de sua carreira, Capilé condensa suas investigações formais e temáticas, propondo ao leitor uma obra que é, ao mesmo tempo, rito, ensaio, canto e resistência.

O lançamento conta com incentivo da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e Cultura Viva. Tem o apoio da Casa Jurema, do Laboratório Produções Artísticas e do evento beneficente Samba da Jurema; produção da Agência Foco Comunicação; e está sendo realizado pela Comunidade Omariô de Jurema, reconhecida como Ponto de Cultura, pela SMCBM 16, Fundação Cultura Barra Mansa, Prefeitura Municipal de Barra Mansa, Ministério da Cultura e Governo do Brasil.

Serviço

Lançamento do livro Infenso, de André Capilé

Data: 29/11, sábado

Hora: 13h (pontualmente), com sugestão de chegada 30 minutos antes

Local: Sesc Barra Mansa – Avenida Tenente José Eduardo, 560, Ano Bom, Barra Mansa/RJ

Evento gratuito

Preço do exemplar: R$ 55

Informações: (24) 98815-6313

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.