Documentário sobre a vida e obra de Clécio Penedo, artista de Barra Mansa, será lançado na internet na próxima sexta-feira, 17

O filme mostra a trajetória do artista plástico mineiro que ainda criança veio morar em Barra Mansa e movimentou a cena cultural da região com seus trabalhos de caráter denunciativo e sua preocupação com as causas sociais. “És Tupi do Brasil”, uma das series de desenhos mais reconhecidas de Clécio, retrata o apagamento dos povos originários brasileiros e é revisitada no documentário.

Com 32 minutos de duração, o filme percorre a vida do artista desde sua vinda para a região na infância até os últimos trabalhos que o acompanharam nos últimas anos de vida (Clécio faleceu em 2004).

Sem narrador ou voz-off, o filme é conduzido pelos depoimentos dos próprios entrevistados. Amigos e pessoas que conviveram com o artista revelam detalhes particulares de Clécio.

A direção do documentário é de Pedro Henrique Reis, jornalista e produtor de televisão que fez sua estreia no cinema com esse primeiro filme. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo de Barra Mansa na categoria para novos produtores.

Entre os entrevistados estão Ana Letícia Penedo, artista visual e filha de Clécio, e Antonieta Penedo, viúva do artista, que celebra a realização do filme: “Quando fui chamada para ajudar no filme senti como se uma linha imaginaria estivesse separando os guardados de um artista que mantinha tudo muito bem guardado. Foi com muito amor e respeito que começamos a tornar público os segredos e confidências do artista”.

Com excessão de uma entrevista realizada em Volta Redonda, todo o restante do filme foi rodado em Barra Mansa. Algumas gravações do documentário foram realizadas no Instituto Clécio Penedo, local que mantém preservado o acervo do artista. Antonieta é a atual responsável por manter o Instituto e deu à Pedro Henrique total acesso às obras originais do artista. O documentário também tem cenas gravadas com alunos e professores do Colecio Municipal Clécio Penedo, escola batizada como uma homenagem em vida para o desenhista.

‘Clécio Penedo: És Tupi do Brasil’ já foi exibido em sessões exclusivas em Barra Mansa e Volta Redonda, além das sessões realizadas no Colégio Clécio Penedo para alunos e professores da escola. Agora, o filme chega à internet para alcançar ainda mais pessoas, desde aquelas que ainda não conhecem os desenhos de Clecio, até as que já são admiradoras do trabalho do artista. “Este filme deve ser muito visto primeiramente por pessoa da Região que poderão tomar conta e dar valor a este magnífico trabalho do nosso conterrâneo Clécio Penedo”, reforça Antonieta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.