Exposição ‘Vivências e Memória’ ocupa o coração de Mangaratiba para contar a história da região por meio de experiências de vida

A Praça Robert Simões, no Centro de Mangaratiba, recebeu no dia 8 de setembro, dia da padroeira Nossa Senhora da Guia, a exposição ‘Vivências e Memória’. A mostra celebra a história do município destacando a relação afetiva de habitantes e visitantes com a região. Puxando os fios que compõem o tecido da vida em Mangaratiba, a exposição está organizada em painéis que conectam, por meio de narrativas e imagens, os seguintes temas: Origens, Transportes, Economia, Cultura, Urbanização e Mar.

As culturas caiçara e da banana, a resistência nos quilombos, a saudade do trem de passageiros e dos bailes de carnaval, as mudanças trazidas pela rodovia Rio-Santos e pelos portos, as características de cada distrito. Todos esses aspectos estão registrados na mostra que fica em cartaz até 9 de novembro. “A exposição é o ponto alto de um projeto cultural que tem, ainda, ações educativas, material impresso ilustrado, videodocumentário, conexões via mídias sociais, além do site vivenciasememoria.com.br, aberto para receber mais relatos”, diz Fernando Portella, diretor-executivo do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV).

‘Vivências e Memória Mangaratiba’ é uma realização do ICCV, com o patrocínio do Ministério do Turismo e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Para saber mais e participar com novas histórias: vivenciasememoria.com.br e @vivenciasememoria.


Sobre o Instituto Cultural Vale: O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.