O ser humano é constituído e transformado através de suas experiências. E o artista, através de sua visão de mundo e sensibilidade, faz de uma forma diferenciada, podendo experimentar diversas nuances a partir de suas vivências. No dia 14 de fevereiro, às 19 horas, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, em Volta Redonda, chegará ao mundo ‘Espaços Vazios’, primeiro livro da atriz Duda Naves.
A obra, publicada pela RH Soluções Artísticas, traz as experiências da artista através do teatro, mostrando como as artes cênicas mudaram sua vida e abriram possibilidades para que ela alcançasse a realização.
Duda Naves, que é universitária de Licenciatura em Teatro, expõe diversas experiências no livro que possui cerca de setenta páginas e serve para diversos pontos de reflexão na trajetória de um artista, principalmente no interior, mostrando como as artes cênicas transformam as pessoas e que precisam de mais investimento.
-Em um determinado dia de estágio, eu não estava me sentindo bem e sem vontade alguma de ir, mas cumpro minha carga horária. Ao chegar, uma aluna veio correndo, com um sorriso brilhante, me abraçar e gritou: “A tia do teatro veio!”. O Teatro toca e transforma a qualidade de vida de quem se permite. Isso traz motivação, porque vemos a arte contribuindo para a melhoria de vida das pessoas – destaca Duda.

A atriz, integrante da Companhia Arte em Cena, comenta sobre como enfrentou medos, desafios, fase da adolescência e convívio social através do teatro e ainda traz uma reflexão sobre outras regiões do país, das quais conheceu alguns artistas, onde não há companhias de teatro ou casas de espetáculos. “Percebi-me em um senso de realidade que não tinha até então. O que não falta à minha volta são escolas, professores, companhias, produções e grupos”, relata em um trecho do livro, completando “É difícil percebermos tais questões quando só olhamos para nossa própria bolha”, finaliza.
SERVIÇO
Lançamento de Espaços Vazios. Dia 14 de fevereiro, às 19 horas. Local: Biblioteca Municipal Raul de Leoni, Volta Redonda/RJ. Editora: RH Soluções Artísticas. Número de páginas: 72. Redes sociais: @dudanavesart