No próximo dia 13, das 14 às 17 horas, o público poderá assistir ao 1º Congresso Internacional da ALALS (Académie de Lettres et Arts Luso-Suisse) em parceria com a AVL (Academia Volta-redondense de Letras), no palco do Teatro Gacemss 2, com entrada gratuita.
Fundada em 2016, a ALALS possui mais de 180 membros, espalhados pelo globo terrestre promovendo a língua, literatura e a cultura lusófona de todos os países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). A ALALS possui representatividade em todos os países lusófonos e ainda representantes nos 5 continentes.
Além de promover a lusofonia, os acadêmicos possuem a oportunidade de participar de feiras, exposições, saraus, festivais e ainda promover suas obras e trabalhos de modo particular ou através de coletâneas. Fato que levou a Academia a produzir vários congressos pela Europa.
O Brasil terá seu primeiro congresso junto à ALALS e a Academia Volta-redondense de Letras será a anfitriã da edição, sediada pelo Teatro Gacemss, em Volta Redonda.
-É com grande entusiasmo que anunciamos o nosso 1º Congresso Internacional Luso-brasileiro. Este evento inovador reunirá acadêmicos, escritores, artistas e entusiastas das artes e literaturas lusófonas para discutir, celebrar e promover a riqueza cultural dos países de língua portuguesa – adianta Leonardo Flores, atual presidente da ALALS.
Segundo Flores, o evento terá uma abrangência de atividades, envolvendo temas e movimentos importantes na história da Língua Portuguesa. “Durante o congresso, os participantes terão a oportunidade de assistir a palestras, participar de mesas-redondas e workshops, além de conhecer novas publicações e projetos artísticos. Será abordado sobre diálogos Luso-Brasileiros: Língua, Literatura e Cultura, De Camões à Machado, um mergulho na Lusofonia”, completa.
Pra trazer arte cênica para o evento, a produção convidou o Grupo Cênico Estudarte para apresentar um episódio especial do ‘Pequenas Leituras’, que encerrou sua sétima temporada em junho. Em cena, o elenco apresentará três blocos de suas famosas leituras dramatizadas, com rodízio de trios de atores que, a cada bloco, se apresentarão junto ao ator e diretor Rodrigo Hallvys, membro ocupante da cadeira 36 da AVL. Os atores escalados para compartilharem as cenas com Hallvys são: América Possidente, Anderson Magnus, Gabriel Rocha, Gustavo Rabello, Júlia Werly, Lívian Helena, Manu Guida, Nilton Renna e Victoria Domiciano. O Brasil sediando mais um congresso internacional e, Volta Redonda sendo o centro das atenções em eventos de cultura literária e artística, com acesso gratuito para a população.