A noite da última terça-feira (15) foi de muita emoção e aplausos. A Academia Volta-redondense de Letras foi homenageada com Moção de Congratulações e Louvor na Câmara Municipal de Volta Redonda, por seus vinte anos de trabalho incessante na promoção e articulação da cultura literária na cidade, marcando presença em diversos eventos dentro e fora da região sul fluminense.
A iniciativa, do vereador Raone Ferreira, levantou o público presente em uma calorosa salva de aplausos à instituição, que passará o ano de 2025 promovendo diversos eventos culturais em comemoração por suas duas décadas de existência.
A placa, feita em vidro com moldura dourada, foi entregue pelo presidente da casa legislativa, o vereador Edson Quinto, aos acadêmicos dentro do plenário, sob emoção e cumprimentos dos vereadores, assessores e público presente.

Estiveram presentes os acadêmicos Jean Carlos Gomes (Presidente), Débora Corsi (Vice-presidente), Ângela Crispim, Camila Cabral, Dio Costa, Elizabeth Carolina, Emiliana Magalhães, Guilherme Tadeu, Guto Mello, Lee Brasil, Leonor Vieira-Motta, Marcorelio Fortini, Raquel Leal, Regina Vilarinhos, Rodrigo Hallvys e Thalita Wutke.
Raone Ferreira e sua equipe assessora recepcionaram os membros da AVL no gabinete do vereador, onde puderam dialogar sobre os projetos já realizados pela academia, bem como os eventos que a instituição já possui em sua programação para todo o decorrer de 2025. Dentre eles, a inauguração da quarta edição do Poesia & Ponto (em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura), seminário junto ao UGB/VR e mesas redondas na OAB/VR.
Merecidos aplausos.